Hoje em dia as empresas possuem bancos de dados extensos, com inúmeras informações sobre o empreendimento e sobre seus clientes. Perder esses dados dentro do negócio por um erro já é ruim, mas o vazamento de dados para o exterior tem potencial de trazer um impacto negativo ainda maior.

A cibersegurança é um assunto que precisa ser levado a sério. Até mesmo os usuários estão mais em alerta em relação a este assunto. Afinal, o vazamento de dados de empresas não diz respeito apenas às informações internas de um grande negócio. Ele diz respeito a todos que confiaram na organização e compartilharam suas informações pessoais com a mesma.

Por isso, o vazamento de dados impacta as empresas hoje mais do que nunca. Confira a seguir as consequências de falhas de segurança que expõem informações empresariais.

As consequências dentro da empresa

Na perspectiva estratégica dentro de um negócio, o vazamento de dados já é bastante prejudicial. Corporações lidam com informações sigilosas variadas a respeito de seu trabalho. Ao perdê-las para um ataque cibernético, o resultado é o extravio de material tático fundamental para os próximos meses ou até anos de funcionamento. Mesmo que consiga refazer, a perda de tempo é certa.

Além disso, ao vazar estratégias, elas podem deixar de ter utilidade quando concorrentes as descobrem, perdendo vantagem competitiva. Não podemos deixar de lado a possibilidade de criminosos ainda piores que podem justamente vender tal conteúdo para adversários, cobrar valores para “devolver” os dados e impedir a exposição ao exterior, entre outros.

Para completar, o vazamento de dados e eventual perda dos mesmos implicam em um impacto financeiro. Muito trabalho precisa ser feito para recuperar todas as informações e garantir que a empresa está devidamente protegida dessa vez. Assim, até que isso seja feito, o prejuízo nas contas é inevitável. Conseguir se recuperar a partir disso para voltar a ter contas positivas pode demorar.

O impacto na imagem no mercado

No mundo conectado dos dias de hoje, os problemas internos da empresa acabam com repercussões no seu exterior. Neste quesito, o maior impacto ocorre na credibilidade. Uma organização que não se precaveu como deveria e passou por um vazamento de dados é malvista na sociedade. O pensamento geral é que se isso aconteceu uma vez é porque pode acontecer novamente.

Parceiros comerciais podem cortar a conexão do dia para a noite e a empresa pode perder todo seu apoio nesse momento delicado. Os usuários e/ou clientes ficam igualmente incomodados, já que seus próprios dados pessoais podem ter sido expostos nessa situação. Reconquistar a confiança do cliente e do mercado depois do vazamento de dados é extremamente difícil e trabalhoso.

Por fim, a empresa ainda pode enfrentar problemas jurídicos. Leis que defendem o direito à segurança de dados de terceiros, como a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), preveem sanções para essas situações. Indivíduos e empresas terceiras que são prejudicadas com o vazamento de dados de um negócio podem ainda entrar com pedido de indenização por danos.

Por causa de todas essas consequências negativas, o vazamento de dados é perigoso para qualquer empresa independente do seu tamanho e, portanto, deve ser evitado a todo custo. Por isso que investir na prevenção e na proteção de dados é fundamental.

Se deseja saber mais sobre esse tema, sigo à disposição para esclarecimentos.

Luciana Campos – Sócia Fundadora do escritório Luciana Campos Advocacia. Especialista em Direito Criminal e Advocacia Preventiva.